Destaques

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Extraordinário!


Título: Extraordinário
Título Original: Wonder
Autor: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Lançamento: 2013



Sinopse: 
August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.





Extraordinário é um livro REALMENTE extraordinário!

August é um garotinho normal. Como ele mesmo diz no inicio do livro, ele é um garoto de dez anos que tem um XBOX, gosta de brincar, é fã de Star Wars é inteligente e estudioso e se comporta como qualquer outro garoto da sua idade. Exceto pelo motivo de que ele tem o rosto diferenciado. Para ser mais exata, o pequeno garoto possui uma anomalia crânio facial. 


O livro é contado por partes, onde 6 pessoas narra a história do August do seu ponto de vista, inclusive o mesmo. É impossível não querer abraçar o Auggie, ele é um garoto muito fofo, especial e muuuuuuuito engraçado. A vida toda ele passou por dificuldades, passando por várias cirurgias e sendo superprotegido pelos pais, estudando sempre em casa com a mãe. Mas, um dia, ele decide ir para uma escola e a vida dele muda totalmente, agora ele tem dois amigos (a Summer e o Jack), esses não sentem medo do Auggie por ele ser diferente, mas, os outros garotos do colégio, inclusive um carinha chamado Julian, tem preconceito e praticam bullying contra o menininho mais incrível do mundo. O livro nos emociona por vários aspectos, ele nos prende e nos mostra o quão doloroso é viver em um mundo em que as pessoas julgam as outras pela aparência. Ele nos expõe a inocência e a maturidade de uma criança, suas angustias e suas alegrias, a dor e o amor. Essa é uma história de superação, força, determinação, coragem, honra e amizade. Ver a diferença e o impacto que o Auggie causa em cada uma dessas pessoas, e principalmente, ver o quanto essas pessoas o amavam independente e acima de toda e qualquer coisa é o que torna a história singular, rara e transformadora.


 A grande lição do livro não está apenas na superação de August, mas está principalmente em todos os personagens secundários ao seu redor, inclusive a cachorrinha Daisy, que foi por quem eu derramei umas lágrimas. R. J. nos apresenta pontos de vista diversos, com personalidade de linguagem próprias, e nos mostra as dificuldades que eles enfrentam em suas vidas e em como August influencia nelas. Jack, um garoto que aprendeu a ser gentil, Justin, o namorado que defendeu Jack sem nem ao menos conhecê-lo, Miranda, a amiga metida que mostrou suas dores e o motivo de seu afastamento, Julian, o garoto que não suportava não ser o centro das atenções, Summer com sua bondade inerente, Via, a irmã guerreira, e os pais amorosos e incondicionalmente presentes cujo amor salvou a vida de um garotinho extraordinário. Amei cada um desses personagens. Amei cada ponto dessa narrativa que durou apenas algumas horas para mim, mas que certamente irei repetir. É um livro maravilhoso.

A minha dica é: Coloque Extraordinário em suas metas de 2016 e o leia com todo amor.



"Quando estiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." Dr. Wayne W. Dyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...